homofobia
PEDAGOGIA
PLANO DE AÇÃO
HOMOFOBIA NA ESCOLA
Rondonópolis – MT
2012
PLANO DE AÇÃO
HOMOFOBIA NA ESCOLA
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Comunicação e Liunguagem, Psicologia da Educação, Educação e Diversidade e O trabalho do pedagogo no espaço educativo.
Profs. Lilian Salete Alonso Moreira Lima, Carlos Eduardo de Souza Gonçalves, Fabio Luis da Silva e Vilze Vidotte Costa.
Tutora eletrônica: Franciele Cristina da Silva Oliveira
Rondonópolis - MT
2012
SUMÁRIO
9
Introdução
Nos dias atuais a homofobia continua presente nas escolas brasileiras e ao redor do mundo. As salas de aula são alguns dos ambientes mais nocivos á saúde mental de homossexuais. Na infância, por inocência e com base na educação familiar, a grande maioria costuma apontar e excluir colegas homossexuais ou que tenham um comportamento diferente do que foi educado como “normal”. Na adolescência, a exclusão continua forte, podendo resultar de agressões físicas e verbais.
Homossexualidade é o mais difícil tema relacionado á sexualidade. A abordagem do assunto nas escolas pode até deixar alguns pais receosos, mas é necessário entender que é importante o respeito ás diferenças, esteja presente no currículo escolar, e informar é o primeiro passo para a quebra do preconceito.
Justificativa
A homofobia interfere no desenvolvimento de todos os jovens, mas principalmente naqueles que tem que lidar com as questões ligadas a sua orientação sexual. A escola é um dos lugares onde jovens lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros passam por maiores demonstrações desse ato.
Este trabalho propõe realizar uma campanha que serve para esclarecer e passar informações para os alunos, um ambiente seguro, harmonioso e sem homofobia na escola.