tec const civil
“Tecnologia da Construção Civil”
Relatório de Visita
Professor: José Bento Ferreira
Nomes:
Lucas Almeida Guerra 100942
Leonardo Copelli
Victor José Toffani
Vinicius Vargas Brandão
Ricardo Sanches
Dados da obra visitada:
-Edifício comercial (PLAZA) junto à um hotel (IBIS);
-Edifício de 7 andares, 1 subsolo;
-Avenida Juscelino Kubitscheck;
Primeiramente foi nos dado uma pequena explanação de alguns projetos (fundações, fôrma, estrutural). Foi mostrado os desenhos e suas características. Após analisarmos alguns aspectos gerais de projetos, fomos à obra verificar a execução dessas adoções de projeto.
Foram adotadas diferentes geometrias de estacas (pré-fabricadas) para melhor distribuição de cargas no solo. A locação das estacas foram feitas com o auxílio de um GPS, posteriormente uma montagem de um gabarito com até 5cm de tolerância. As estacas pré-fabricadas possuem os pontos certos de içamento, logo, se içar errado comprometerá a estrutura.
É importante frisar que as estacas foram cravadas em rocha. Durante a execução da fundação, foi necessária a utilização de duas bombas para escoamento de água pluvial.
Há existência de vigas de travamento em alguns blocos de fundações, já que essas vigas entre os blocos ajuda quando há excentricidade dos pilares que vão nascer a partir do bloco de fundação.
Os pilares possuem cobrimento de 2,5cm e ganchos de solidarização. Os aços utilizados são os CA-60B e CA-50A (estribos).
As vigas que possuem furos para tubulações são reforçadas com armaduras de fretagem.
As vigas dos dois primeiros pavimentos possuem base de 19 cm, nos demais, 14 cm. Essa diferença de dimensão é responsável pela diminuição de carga atuante, porém nem sempre é recomendável que mude as dimensões, pois acarretará em mudanças de fôrmas, logo,