Seminário - Pantanal
Arquitetura e Urbanismo
Amanda Rodrigues; Flávia Cristina Zanqueta
Flaviano Batista Pereira; Jaine Alves
Jaqueline Daniela David; Jaqueline Salton Nardeli
Mariele de Souza Carvalho
Biomas do Pantanal
Noturno; Sala 101; Turma 71311
São José do Rio preto
2014
Sumário
1.Localização do Pantanal
O Complexo do Pantanal, ou simplesmente Pantanal, é um bioma constituído principalmente por uma savana estépica , alagada em sua maior parte, com 250 mil km² de extensão, altitude média de 100 metros ,[1] situado no sul de Mato Grosso e no noroeste de Mato Grosso do Sul , ambos Estados do Brasil , além de também englobar o norte do Paraguai e leste da Bolívia (que é chamado de chaco boliviano).
2.Flora A vegetação pantaneira é um mosaico de cinco regiões distintas: Floresta Amazônica, Cerrado,Caatinga, Mata Atlântica e Chaco (paraguaio,argentino e boliviano). Durante a seca, os campos se tornam amarelados e constantemente a temperatura desce a níveis abaixo de 0 °C, e registra geadas, influenciada pelos ventos que chegam do sul do continente.
A vegetação do Pantanal não é homogênea e há um padrão diferente de flora de acordo com o solo e a altitude. Nas partes mais baixas, predominam as gramíneas, que são áreas de pastagens naturais para o gado — a pecuária é a principal atividade econômica do Pantanal. A vegetação de cerrado, com árvores de porte médio entremeadas de arbustos e plantas rasteiras, aparece nas alturas médias. Poucos metros acima das áreas inundáveis, ficam os capões de mato, com árvores maiores como angico, ipê e aroeira.
Em altitudes maiores, o clima árido e seco torna a paisagem parecida com a da caatinga, apresentando espécies típicas como o mandacaru, plantas aquáticas,piúvas (da família dos ipês com flores róseas e amarelas), palmeiras, orquídeas, figueiras e aroeiras.O pantanal possui uma vegetação rica e variada, que