Introdução SI
Odair Xavier da Silva
Denis Hideo Masunaga
O que é?
O conceito de pirataria é simples: tudo o que envolve o uso, distribuição, venda entre outros de uma cópia não autorizada de um software é pirataria.
O grupo é a favor ou contra? Por quê?
Idealmente, somos contra, mas na prática, não, pois faço o uso de software pirata, ainda que bem menos nos últimos tempos, mas ainda faço.
Existem alguns software que sequer uso profissionalmente, mas tenho a curiosidade de utilizá-los a fim de aprender como operá-los. Se fosse para utilizar o software de forma legal, teria que desembolsar algumas centenas e talvez milhares de reais. Talvez venha na mente: você poderia usar shareware ou uma versão trial do programa para isso, mas o primeiro possui funcionalidades limitadas, não sendo possível na maioria das vezes utilizar todos os seus recursos e no segundo, geralmente, eles expiram com 30 dias, tempo que, pelo ao menos para mim, não é o suficiente.
Conhecem a legislação a respeito? Qual é a pena para este crime?
O pouco que sei da legislação de pirataria, é que ela é geral: todo tipo de pirataria é tratada da mesma forma. Seja de software, dvd, roupas, etc. A pena máxima é de 4 anos de reclusão mais multa.
De que forma pode ser evitada? Existem outras alternativas?
Uma forma de começar a diminuir a pirataria é oferecendo preços menores, mais compatíveis com a nossa realidade. Oferecer diferentes pacotes, como o para estudantes também ajudaria.
Mas tudo isso é muito pequeno em relação ao problema da forma em que nós, brasileiro pensamos em relação a tudo isso. São poucos os dispostos a pagar por um software (claro, que me refiro ao público em geral, e não empresas e outros nichos). Porque vou pagar se consigo de graça na internet? Essa é a maior barreira a ser quebrada.
Quanto as alternativas, existe o software freeware, que é gratuito e pode ter uma boa eficácia na solução do problema. Existem também o software