relatorio de fisica
A dilatometria estuda a dilatação térmica dos corpos, quando a temperatura de um sólido aumenta, causando o aumento da amplitude entre as moléculas constituídas do sólido, e se ocorrer o inverso ocasiona na diminuição do sólido. A dilatação térmica é basicamente dividia em três fundamentos como: Dilatação Linear, Superficial e Volumétrica.
Dilatação Linear: É a dilatação ou contração de uma das dimensões de um sólido na variação de temperatura, dilata basicamente o comprimento do sólido. A dilatação linear (Figura 1) é diretamente proporcional á variação de temperatura (Tf – ti), ao comprimento inicial Li, e depende do material em que o sólido é constituído (coeficiente de dilatação linear).
Figura 1 – Dilatação Linear com variação da temperatura
Fonte-http://www.geocities.ws/saladefisica8/termologia/linear50.jpg
Dilatação Superficial: É a dilatação ou contração de sua área, ou seja, altera duas dimensões no sólido, quando ocorre a variação de temperatura (Tf – ti). A dilatação superficial (Figura 2), a sua variação depende da temperatura e do material utilizado (coeficiente de dilatação superficial), o coeficiente é duas vezes o coeficiente de dilatação térmica linear.
Figura 2 – Dilatação Superficial. Fonte-http: //1.bp.blogspot.com
Dilatação Volumétrica: É a dilatação ou contração do volume de um sólido ou liquido nas três dimensões (Largura, Comprimento e altura), quando ocorre a variação de temperatura (Tf – ti). Na dilatação volumétrica (Figura 3) o coeficiente de dilatação é três vezes o coeficiente de dilatação linear.
Figura 3 – Dilatação Volumétrica.
Fonte - http://www.iped.com.br/sie/uploads/9565.jpg
1. DESENVOLVIMENTO
Os corpos dilatam quando sofrem aumento na sua temperatura. Sabe-se que quando ocorre a variação da temperatura do corpo os átomos que o constituem se agitam mais, com isso a distância média entre eles é aumentada, assim sendo, o corpo ganha novas dimensões, ou seja, ele