relatorio de fisica
ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA
PROFESSORA: Genilson
DISCIPLINA: Física
ÁGATA MACEDO
FERNANDA SANTOS
ISAQUE SOUSA
IVAN FILHO
ANNA PAULA
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
SÃO LUÍS-MA
2014
FACULDADE PITÁGORAS – SÃO LUÍS/MA
ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA
PROFESSORA: Genilson
DISCIPLINA: Física
ÁGATA MACEDO
FERNANDA SANTOS
ISAQUE SOUSA
IVAN FILHO
ANNA PAULA
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
Relatório de aula prática entregue a disciplina Física Energia como requisito para obtenção de nota.
Orientador: Genilson Martins
SÃO LUÍS-MA
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
CONCEITOS :
TORQUE : É definido a partir da componente perpendicular ao eixo de rotação da força aplicada sobre um objeto que é efetivamente utilizada para fazê-lo girar em torno de um eixo ou ponto central conhecido como ponto pivô ou ponto de rotação. A distância do ponto pivô ao ponto onde atua uma força ‘F’ é chamada braço do momento .É a contra partida rotacional da força . A força tende a alterar o movimento das coisas , o torque tende a fazer girar ou a alterar o estado de rotação das coisas . Definimos o torque como produto do braço de alavanca pela força que tende a produzir a rotação:
Torque = braço de alavanca x força
MOMENTUM DE INERCIA : Momento de inércia ou inércia rotacional (I) nos diz como a massa do corpo em rotação está distribuída em torno do eixo de rotação, ou seja, envolve não apenas a massa mas também a forma como esta massa está distribuída. É constante para um corpo rígido particular e para um eixo de rotação particular.
Pode-se citar como exemplo, o fato de ser mais fácil girar uma longa haste em torno de seu eixo central (longitudinal) do que quando girado em torno de um eixo perpendicular à haste que passa através de seu centro. A