PARTE 2 INTER Em Pdf
INTRODUÇÃO
A Copa do Mundo de Futebol da FIFA (Fédération Internationale de Football
Association ou Federação Internacional de Futebol), é um dos maiores eventos esportivos mundiais e será a grande oportunidade de o país mostrar sua capacidade de organização e se firmar como importante turismo receptivo no cenário mundial. Será realizada no Brasil entre
12 de junho e 13 de julho de 2014, em 12 cidades-sedes que fazem parte dos 65 Destinos
Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional, foco do Ministério do Turismo desde 2007.
São aguardados 600 mil turistas estrangeiros, gerando uma variedade de impactos econômicos correlacionados a atividade turística. Segundo Beni (2003), a qualidade dos produtos e serviços, ligados direta ou indiretamente com o Turismo, é o que determina o sucesso ou fracasso dos mesmos, ou seja, se a qualidade se manifesta simultaneamente ao serviço ou produto, o resultado é a satisfação real dos consumidores. Com base nisso, para atender o público esperado, foram investidos recursos públicos e privados, que deixarão um legado ao país, promovendo assim, a sustentabilidade econômica, social e ambiental.
Nesse contexto, o presente trabalho interdisciplinar tem por objetivo apresentar os principais atrativos turísticos de duas cidades-sede: Cuiabá (Fig. 1 e 3), capital do Mato Grosso e Fortaleza (Fig. 1 e 2), capital do Ceará. No tocante à infraestrutura, serão analisados os principais gargalos e desafios para a realização dos jogos, como mobilidade, hospedagem, gastronomia e segurança pública.
O trabalho será desenvolvido em capítulos abordando os diversos assuntos entre as cidades de Cuiabá e Fortaleza e a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica em sites oficiais e em livros acadêmicos, pelo método dedutivo.
6
1. CAPÍTULO I: ESTUDO DE CASO DA CIDADE DE CUIABÁ
2.1 Breve histórico – A Cidade Verde
A cidade de Cuiabá localiza-se no centro geodésico da América do Sul (Fig. 4), ou seja, a parte mais central do continente, é