TRIGO NO CERRADO P O NOSSO DE CADA DIA
Quem não gosta de um pão quentinho com manteiga no café da manhã? Usado como sinônimo de vida e trabalho, o pão faz parte da cultura de muitos povos e tem um significado importante em várias religiões. Resultado do cozimento de uma massa feita com farinha de certos cereais, principalmente trigo, água e sal, ele pode ter sido um dos primeiros alimentos preparados pelo homem.
Acredita-se que o trigo foi cultivado pela primeira vez entre os rios Tigre e Eufrates, na antiga Mesopotâmia, atual
Iraque, ao redor de 6 700 anos A.C. Desde os primórdios da agricultura no sudoeste da Ásia, há cerca de 10 000 anos, as histórias do trigo e da civilização humana estão interligadas.
Na atualidade, todos os continentes apresentam um consumo elevado de trigo sendo utilizado na formulação de diversos produtos consumidos regularmente pela população. A exemplo dos pães no café da manhã e lanches; massas no almoço e jantar; biscoitos de vários tipos (DEWETTINCK et al., 2008).
Devido a isso, por milhares de anos, o homem vem selecionando o trigo (Triticum aestivum L.) para adaptação de cultivo em diversos ambientes. Com a melhoria do manejo da cultura e a seleção de plantas, o trigo dispersou de sua região de origem, com clima mediterrâneo do oeste da Ásia, para outras regiões e é uma das plantas mais amplamente adaptadas no mundo.
Além disso, sabendo-se que o trigo é um produto de grande importância econômica e alto consumo, estudos sobre o impacto desse cereal e seus produtos derivados na saúde do indivíduo têm sido desenvolvidos em vários países. No
Brasil, algumas instituições têm desenvolvido pesquisas inovadoras nessa cultura, como pode se citar a Empresa
Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), o Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV).
Em condições ideais de desenvolvimento, o rendimento potencial de uma cultivar de trigo pode ser de até 20 000 kg ha-1 (HANSON et al., 1982). No Brasil, a