Plantio direto
BASES PARA O MANEJO DA
FERTILIDADE DO SOLO
SISTEMA PLANTIO DIRETO:
BASES PARA O MANEJO
DA FERTILIDADE DO SOLO
Afredo Scheid Lopes
Sírio Wiethölter
Luiz Roberto Guimarães Guilherme
Carlos Alberto Silva
ANDA
Associação Nacional para
Difusão de Adubos
Praça Dom José Gaspar, 30 - 9 Andar
São Paulo - SP
Telefone: 11 3255-9277
Telefax: 11 3214-2831
Seite: www.anda.org.br
e-mail: info@anda.org.br
APRESENTAÇÃO
O Brasil possui a segunda maior área plantada no mundo sob sistema plantio direto (SPD). Esse fato representa uma grande conquista para a sociedade brasileira em termos de preservação do meio ambiente, uma vez que, em área sob SPD, a perda de solo por erosão é drasticamente reduzida e o estoque de matéria orgãnica é aumentado.
Essas mudanças implicam em melhoria da fertilidade e da qualidade do solo e em maior eficiência de uso de água e de nutrientes, o que se traduz em maior produção de alimentos com as mesmas quantidades de fertilizantes e de corretivos usadas atualmente.
Como resultado desses benefícios, o SPD experimenta, atualmente, um avanço acelerado em todos os estados brasileiros, já que, de início, as áreas sob SPD concentravam-se no sul do Brasil.
Todos esses aspectos resultaram de um grande esforço da pesquisa brasileira no sentido de entender os processos fundamentais para o estabelecimento do SPD em diferentes solos e biomas, sobretudo nas questões associadas ao manejo da fertilidade do solo. Cabe também ressaltar a contribuição que os agricultores, os extensionistas e as empresas de fabricação de máquinas e de insumos deram para a expansão do SPD no Brasil.
ÍNDICE
1. Introdução........................................................................................... 1
2.
Principais alterações químicas no solo decorrentes do sistema plantio