Plantio direto
Principal objetivo da pesquisa realizada com relação plantio direto é demonstrar quais as principais diferença e vantagens e o plantio direto leva sobre o sistema convencional que caracteriza-se pelo revolvimento do solo com uso de gradagem e outros processo que deixam o solo exposto ao sol, chuvas, e ventos que causam lixiviação de nutrientes, erosões, entre outra formas que interferem negativamente na qualidade do solo e também na produção da soja e demais culturas. 2.0 Objetivo especifico
Usando algumas medidas básicas de cobertura de solo possíveis de serem efetuadas nas próprias propriedades como exemplos: como a cobertura do solo com forrageiras, suspensão no revolvimento do solo, e algumas outras formas, melhoraram na conservação do solo, em menor compactação das áreas agricultáveis, e também diminui na retenção de água no solo, porem mantém mais umidade por mais tempo.
3.0 Introdução
O cerrado tem solos por características a acidez, a baixa fertilidade, a presença de alumínio toxico, por este fato é interessante fazer-se uma correção do solo, e também aplicar nutrientes importante para o desenvolvimento de culturas como a soja. O plantio direto é um dos sistemas de produção da soja e outras culturas, este sistema visa diminuir o impacto da agricultura e das máquinas agrícolas (tratores, arados, etc) sobre o solo.
O plantio direto consiste em cultivar o solo sem realizar as conhecidas operações de plantio convencional, tendo como principal objetivo a conservação dos solos. O sistema tem várias vantagens como controle da erosão e melhoria das condições de temperatura e umidade, favorecendo o desenvolvimento das culturas.
4.0 Plantio direto
A utilização do plantio direto no lugar dos métodos convencionais tem aumentado significativamente nos últimos anos. Nele a palha e os demais restos vegetais de outras culturas são mantidos na superfície do solo, garantindo cobertura e proteção do