Trabalhos
Distribuição
As figueiras, também conhecidas como fícus1 , são plantas, geralmente árvores, do gênero Ficus, da família Moraceae. Há cerca de 755 espéciesde figueiras no mundo2 , especialmente em regiões de clima tropical e subtropical e onde haja presença de água. O gênero Ficus é um dos maiores do Reino Vegetal.
No Brasil são cultivadas somente as figueiras femininas da espécie Ficus carica, por isso a reprodução destas figueiras é feita por meio de estacas, já que os figos cultivados não possuem sementes. Os figos crescem neste caso por um processo biológico designado por partenocarpia. Na Europa e do Oriente Médio vários figueirais da espécie Ficus carica são cultivados sob a presença da vespa polinizadora e os figos comestíveis cultivados podem conter sementes viáveis. Para que os figos sejam polinizados, levam-se figos masculinos, de onde saem as vespas polinizadoras, aos figueirais. Este processo de cultivo é designado de caprificação. Os figos secos importados da Turquia são cultivados desta forma.
Relações de Parentesco a Ficus anthelmíntica, também conhecida como quaxinduba, quaxinguba, gameleira e figueira-brava, é uma árvore de matas úmidas. Apresenta folhas coriáceas e seiva com propriedades vermicidas7 a F. elastica é uma das árvores tropicais mais cultivadas do mundo. Nativa da Índia, é uma árvore de porte imponente, cujo caule, raízes e tamanho das folhas podem se apresentar de maneiras diferentes, de acordo com a variedade e as condições de cultivo. a F. benjamina e a F. retusa são chamadas, popularmente, fícus-benjamim, figueira-benjamim ou, simplesmente, figueira. São originárias da Malásia1 . a F. microcarpa é outra espécie indiana introduzida no Brasil como ornamental. Ao contrário das outras figueiras exóticas, ela conseguiu se reproduzir no Brasil, a partir da décadas de 1970 e 1980.
F. carica ou figueira-comum, é a árvore que produz os figos comestíveis. Nativa do Oriente Médio e do Mediterrâneo, seus frutos são