perfume
Linha de corrente é uma linha contínua traçada no líquido, o lugar geométrico dos pontos, que, num mesmo instante t considerado, mantém-se tangente em todos os pontos à velocidade V. Pode também ser definido como a família de curvas que, para cada instante de tempo, são as envolventes do campo de velocidades num fluido.
A linha de corrente é correspondente diretamente à trajetória da partícula no fluido.
Em particular, a linha de corrente que se encontra em contato com o ar, num canal, duto ou tubulação se denomina linha d'água.
O conjunto de todas as linhas de corrente que passam por uma pequena curva fechada é definido como um tubo de corrente.
Uma linha de corrente consiste numa linha contínua traçada num fluido, tangente em todos os pontos ao vetor velocidade. Não existe escoamento através de uma linha de corrente. Uma partícula que se mova ao longo de uma linha de corrente, em qualquer instante, possui um deslocamento δs de componentes δx, δy, δz cuja direção é a do vetor velocidade q de componentes u, v, w, respetivamente segundo as direções x, y, z. Logo: δx/u = δy/v = δz/w de modo que as componentes correspondentes sejam proporcionais e daí δs e q têm a mesma direção. Na forma dx/u = dy/v = dz/w tem-se a equação diferencial de uma linha de corrente. Estas equações formam um sistema de duas equações independentes. Qualquer linha contínua que o satisfaça será uma linha de corrente.
Nos escoamentos permanentes, como não existe variação da direção do vetor velocidade em cada ponto, as linhas de corrente possuem inclinação fixa em todos eles, sendo portanto fixa no espaço. As partículas movem-se sempre na tangente às linhas de corrente. Logo, nos escoamentos permanentes, a trajetória de uma partícula é uma linha de corrente. Nos escoamentos variados, como a direção do vetor velocidade, em qualquer ponto, pode variar com o tempo, uma linha de corrente pode mudar de direção no espaço, de instante para instante. Deste modo, uma partícula