Terapia Capilar e a fisiologia do couro cabeludo
A pele ou tecido cutâneo é considerado o maior órgão do ser humano e tem como principais funções a proteção contra agentes externos, regulação da temperatura corporal, barreira hídrica, entre outras a proteção de infecções e irritações.
O couro cabeludo é o seguimento cutâneo que reveste o crânio, apresenta um tecido muito vascularizado, um abundante sistema pilífero, nele encontramos pêlos terminais denominados fios longos, espessos, pigmentados e medulados.
Especifica ainda Wichrowski (2007, p.20) que:
O couro cabeludo, conjunto de partes moles que reveste a calota craniana, e a face posterior da face do crânio, é composto do músculo epicraneano e do músculo frontal na parte anterior; do músculo accipital na parte posterior; dos músculos têmporoparietais nas laterais; da gálea aponeurótica na parte superior do crânio; do tecido celular subcutâneo da pele e dos pêlos.
A pele do couro cabeludo é espessa, com reduzida concentração de melanina, protegida pelos cabelos e como nas demais partes do corpo é composta por três níveis distintos: epiderme, derme, hipoderme ou celular subcutâneo.