Marisa - Estudos dos Elementos da Marca
Este trabalho é sobre a análise dos elementos da marca Marisa diante dos critérios do Branding (memorabilidade, significância, atratividade, transferibilidade, adaptabilidade, proteção). É objetivo desse trabalho demonstrar como o nome, o símbolo, a cor , o slogan e o jingle da Marisa agem na imagem da marca. A metodologia utilizada pelo grupo foi a pesquisa na internet enriquecida com algumas pesquisas bibliográficas.
Desenvolvimento NOME:
Marisa: Para o nome da marca de vestuário feminino foi escolhido um nome de mulher, atribuindo significância á este, pois de certa forma é descritivo ao sugerir algo sobre a categoria do produto da organização. No critério de memorabilidade, a facilidade no reconhecimento e memorização atribuem força ao nome. Apesar de estar apenas no mercado nacional , o nome teria uma boa adaptação através de fronteiras geográficas e culturais por não se tratar de uma palavra de difícil pronunciação, atribuindo-o uma boa transferibilidade. Em relação a seus concorrentes, a Marisa tem em seu nome uma proteção, por esse ter relação com os produtos que vende, diferentemente de Renner e C&A que tem nomes que não remetem ou se associam ao seu cliente ou produto. Porém, apesar de interessante, o nome não é divertido e não tem adaptabilidade, pois tem direta relação com o cliente alvo e o produto da marca. A estética e a imagem verbal deixam a desejar, o que prejudica sua atratividade.
COR:
Rosa: A cor escolhida para o símbolo e as campanhas publicitárias da marca remete a apreciação, inocência, leveza e causa uma sensação de delicadeza, o que a torna extremamente feminina e significativo. É uma cor descritiva, atualizável, legal, divertida e interessante, o que a torna atrativa e adaptável.
SÍMBOLO:
(COLOCAR IMAGEM) : A escolha do símbolo como o desenho do contorno de uma mulher despida , utilizando a cor da marca é um elemento