padronizaçao
SETOR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA GERAL
CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
PADRONIZAÇÃO DO HCl
PONTA GROSSA
2011
CAROLINE DE ANGELO PEREIRA
GUILHERME DIAS LOPES
KARINE RODRIGUES MARTINS
PADRONIZAÇÃO DO HCl
Relatório referente à prática do dia 19/04, entregue a Prof. Joelma como parte da nota na disciplina de
Química Geral e Orgânica Experimental.
PONTA GROSSA
2011
PADRONIZAÇÃO DO HCl
1- INTRODUÇAO
Apesar de estarem disponíveis reagentes p.a (para análise) em qualquer laboratório, mesmo estes possuem impurezas, usualmente expressas nos rótulos e impurezas outras que o fabricante pode considerar “ignoráveis”. Ocorre também de várias substâncias serem deliqüescentes (perderem água); deste modo, erros ocorrerão na medida da massa e consequentemente na concentração da solução final. Por estes motivos, alíquotas das soluções são testadas com soluções de substâncias com características padronizadas.
Algumas soluções podem ser preparadas pesando rigorosamente o composto correspondente, e dissolvendo-o no solvente, ficando imediatamente conhecida a sua concentração. Estas soluções são designadas soluções padrão. Um reagente adequado à preparação de uma solução padrão deve ser: fácil de purificar e secar, inalterável ao ar durante a pesagem (não higroscópico, não oxidável e não afetado pelo CO2 atmosférico), prontamente solúvel, possuir uma massa molar elevada (de modo a minimizar erros de pesagem).
São exemplos destas substâncias o carbonato de sódio (Na2CO3), o hidrogenoftalato de potássio KH(C8H4O4), o oxalato de sódio (Na2C2O4), o cloreto de potássio (KCl), o cloreto de sódio (NaCl) e o óxido de arsénio III (As2O3).
Quando os reagentes de partida não