Padronização
NORMA ISO 9001:2000 - ESTUDO DE CASO EM UMA MÉDIA
EMPRESA
Marcos Macri Olivera
Aline Cristina de Araújo F. Silva
Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Sonia Feitoza
RESUMO
O presente artigo relata os efeitos obtidos por uma empresa de médio porte, produtora de máquinas de reciclagem de cartuchos de tinta e tonner localizada no estado da Paraíba, através da realização de um processo de padronização das principais atividades, como requisito para a obtenção do certificado de qualidade ISO 9001:2000, constituindo-se, assim, num estudo de cunho descritivo e qualitativo. Ao realizar-se a revisão bibliográfica, observação in loco não participante e questionário acompanhado de entrevista estruturada com o principal gestor da qualidade da empresa constatou-se que ocorreram efeitos benéficos de diversas naturezas como redução de custos, aumento da qualidade, aumento da parcela de mercado e melhoria dos índices de satisfação dos clientes, potencializando o alcance de vantagem competitiva por parte da empresa estudada.
Palavras-Chave: Padronização, Requisito, Norma ISO 9001:2000.
1. INTRODUÇÃO
O século XXI nasceu imerso em rapidez. Nas mais diversas áreas, os acontecimentos são processados e findam com rapidez. A informação aliou-se à velocidade e os instrumentos de tal recondicionamento massificam-se dia-a-dia. Passou o tempo em que a globalização era a novidade do mundo competitivo. Hoje a globalização também está contida na tela do computador, ao alcance sem limites da internet.
Nesse cenário, as organizações atuam num ambiente que não costuma permitir erros, sejam eles de concepção, gestão ou de outra natureza. Dentre os múltiplos fatores que influenciam o desempenho das organizações, a quantidade e a intensidade da concorrência, assim como a evolutiva exigência do consumidor destacam-se dentre os que têm impulsionado as constantes mudanças de gestão.
Observada tal perspectiva, a padronização