Modelo Requerimento
Dados Biográficos!
!
J.B. Say!
Jean-Baptist Say nasceu em Lyon em 1767, mas foi na Inglaterra que completou seus estudos.
Foi um dos economistas de ideias liberais do final do século XVIII. É considerado o principal economista clássico francês e foi divulgador das ideias de Adam Smith na França. !
Após ter alcançado certa notoriedade, foi oferecido a ele um assento no Tribunato por Napoleão.
Por ter aderido às ideias liberais e o Estado bonapartista apoiar o intervencionismo, não foi feliz em seu cargo e logo o abandonou. !
!
As Ideias Econômicas e sua Influência Política e no
Direito!
!
Say foi um economista que, entre outros trabalhos, definiu empreendedorismo.!
“Os que dispõe de uma dessas três fontes de produção são comerciantes dessa mercadoria que chamamos de serviços produtivos; os consumidores são seus compradores. Os empreendedores industriais não são, por assim dizer, intermediários que solicitam os serviços produtivos para tal produto em proporção à demanda que se tem para esse produto.” (Jean-Baptiste Say - “Tratado de economia política”)!
O que Say denomina “fontes de produção” refere-se aos agentes naturais, o trabalho humano e o capital. O empreendedor adquire-os a um determinado preço que é definido pelo jogo da oferta e da procura.!
Na concepção de J. B. Say, o trabalho produtivo não é limitado à produção de materiais, este conceito estende-se ao conjunto das atividades de serviço, mostrando que não é só a atividade industrial que tem papel econômico, prestadores de serviço, como por exemplo os médicos, também influenciam a economia, discordando, assim, de Adam Smith.!
O valor dos bens e dos serviços tem como principal fator determinante o custo de produção, mas também há a importância da oferta e da procura para que haja um equilíbrio de preço.!
A “lei dos mercados”, desenvolvida por Say, funda-se na frase: “os produtos são trocados por produtos”. Isto é, o comerciante vende seus produtos a um determinado