Perfume
Título: O Perfume, História de um assassino
Autor: Patrick Suskind
Editora: Editorial Presença
Biografia do autor:
O Perfume é um romance escrito pelo alemão Patrick Süskind e publicado pela primeira vez em 1985.
Patrick Suskind, nasceu em 1949, na Alemanha.
O Perfume foi o seu primeiro romance, publicado em 1985, escrevendo anteriormente apenas uma peça de teatro.
De um autor então quase desconhecido, foi considerado um dos mais importantes romances da década e nunca mais deixou de ser reeditado, totalizando 4 milhões de exemplares vendidos, só na Alemanha, e 15 milhões em países estrangeiros.
Foi traduzido em 42 línguas. Este fenómeno transformou-o num dos mais importantes livros de culto de sempre. O título original alemão é “Das Parfum, die Geschichte eines Mörders”, "O Perfume, História de um assassino". Obra:
O livro conta a história de um homem com a invulgar característica de não exalar qualquer odor corporal ele mesmo, sem cheiro próprio, mas que possui um olfacto extraordinariamente apurado.
O perfume supremo será para ele uma forma de alcançar o Belo e, nessa demanda nada o detém, nem mesmo os crimes mais hediondos, que fazem dele um ser monstruoso aos nossos olhos.
A história situa-se em França, antes da Revolução Francesa, um sitio onde tudo é sujo, imundo, onde tudo é grotesco, no século XVIII, primeiro na cidade de Paris., depois em Auvergne, em Montpellier, em Grasse e finalmente retorna a Paris.
O protagonista, Jean-Baptiste Grenouille, nasceu no meio de tripas de peixe atrás de uma banca, onde a mãe que vendia peixe o abandona à morte.
Ele acaba sendo resgatado, e algumas semanas depois a mãe é executada por infanticídio.
Ele não tem cheiro nenhum, o que assusta a sua ama e as crianças que vivem com ele no orfanato, mas que permite que ele passe totalmente despercebido.
O personagem principal mostra um profundo autismo ao aprender cheiros diferentes à sua volta como a maioria das crianças aprende o