A educação jesuítica no brasil
A EDUCAÇÃO JESUÍTICA NO BRASIL COLONIAL
UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS MOGI DAS CRUZES, 28 DE AGOSTO DE 2012
Rafaela dos Santos Dias 259994
A EDUCAÇÃO JESUÍTICA NO BRASIL COLONIAL
Trabalho solicitado pela Professora Rony Gladys Albuquerque Lins Melo, da disciplina de História da Criança no Brasil, do curso de Pedagogia, como requisito para obtenção de nota.
UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS MOGI DAS CRUZES, 28 DE AGOSTO DE 2012 A história da educação brasileira é constituída de várias histórias nas quais pode - se observar marcas próprias que caracterizam a época em que foram construídas. Uma dessas histórias, sem dúvida, reporta-se ao Brasil colônia, com a educação a cargo da Companhia de Jesus ( educação jesuítica). Os padres jesuítas foram os primeiros professores. No Brasil os jesuítas se dedicaram a pregação da fé católica e ao trabalho educativo. Perceberam que não seria possível converter os índios à fé católica sem que soubessem ler e escrever.
[pic]
De Salvador a obra jesuítica estendeu·se para o sul e em 1570, vinte e um anos após a chegada, já era composta por cinco escolas de instrução elementar (Porto Seguro, Ilhéus, São Vicente, Espírito Santo e São Paulo de Piratininga) e três colégios (Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia). A ação da Igreja na educação foi de grande importância para compreensão dos traços da nossa cultura: o grande respaldo dado às escolas comandadas por denominações religiosas e a predominância da fé católica em nosso país.
Além de contar com o apoio financeiro da Igreja, os jesuítas também utilizavam da mão-de-obra indígena no desenvolvimento de atividades agrícolas. Isso fez com que a Companhia de Jesus acumulasse um expressivo montante de bens no Brasil. Fazendas de gado, olarias e engenhos