Hist ria Resumo F rum ATD1 Primeira Parte I

1137 palavras 5 páginas
Quando a companhia dos jesusítas embarcaram no Brasil com a missão de converter os nativos,trouxeram na bagagem metodos pedagógicos.
A alfabetização era a forma mais segura para a catequese para mudar hábios e costumes...Começava assim a História da Educação no Brasil.
1500-1580- Nos primeiros anos a Companhia de Jesus tendo a frente o padre Manoel da Nóbrega fundou colégios e escolas de instruções elementar.
Os jesuítas aplicaram dois modelos de instrução:um para os índígenas,centrado na leitura,escrita e poucas operações e,outro voltado para os filhos dos colonos,consistindo no ensino mais cultos.
Durante os 210 anos de serviços educacionais prestados pela Companhia de Jesus toda ação pedagógica foi marcado pela ausência de discussão.
O pensamento crítico passava longe da sala de aula.O ensinamento proposto pelo jesuítas era alheio ao interesse da coroa que agora queria colocar as escolas a serviço do estado e não mais da fé.
Quando foram expulsos do Brasil em 1759 havia aqui 17 colégios e escolas de primeiras letras funcionando.Sem os jesuítas a educação Brasileira praticamente voltava a estaca zero.
Em 1807 a família real deixa Portugal e se muda para o Brasil.Com a chegada da corte há investimentos no ensino técnico e se multiplica as escolas de ensino superior.Por outro lado a educação popular de estudos primários e médios ficam esquecidos.O período é de poucos avanços.
Com a independência em 1822 aparecem os primeiros sinais no ensino como instituição.Um artigo na primeira Constituição Brasileira de 1824 não deixa dúvida:”A instrução primária é gratuíta para todos os cidadãos.”
Dez anos se passam até que um ato constitucional transfere aos estados o dever de se responsabilizar pelos ensinos primários e secundários.Longe do papel os números eram alarmantes.
Em 1844,a rede de ensino básico atendia pouco mais de 2400 alunos.No Brasil a população infantil era de mais de 250 mil crianças.
Entre 1889-1929 a educação brasileira teve a influnciêa do pensador

Relacionados