Ligas metalicas ferrosas
Ligas metálicas é a união de dois ou mais elementos, sendo que pelo menos um seja metal. Essa união dá origem a um material com propriedades metálicas. As ligas muitas vezes acabam sendo mais eficazes que os metais puros. Por exemplo, o ferro puro oxida facilmente com o ar, já uma liga de ferro, carbono, cromo e níquel tem como propriedade principal não enferrujar, ou seja, é uma liga de aço inoxidável.
Além de ser superior às propriedades de um metal puro, outro fator que influenciou de modo muito significativo para a criação das ligas metálicas foi o valor, já que uma liga metálica tem um preço bem inferior ao do metal puro.
As ligas metálicas possuem diversas finalidades. Praticamente todos os tipos de indústria as utilizam, destacando-se dentre elas a indústria aeronáutica, automotiva, construção civil e petroquímica. Essa ultima contribui muito para a criação e desenvolvimento de ligas, uma vez que tem como característica um processo muito agressivo, contínuo e perigoso o que exige materiais mais confiáveis, resistentes e baratos e todas essas características são encontradas nas ligas metálicas.
Sabendo que as ligas metálicas são dividas em ferrosas e não ferrosas, neste trabalho será considerado apenas as ligas metálicas ferrosas.
Ligas ferrosas são ligas que possuem como elemento principal da sua constituição o ferro (Fe), por esse motivo possuem uma tendência maior a sofrer corrosão. Dentre as ligas metálicas, as ligas ferrosas são as mais utilizadas, devido sua facilidade de obtenção e versatilidade, no sentido em que elas podem ser adaptadas para possuir uma ampla variedade de propriedades mecânicas e físicas.Suas limitações devem-se à densidade relativamente elevada,condutividade relativamente baixa e baixa resistência à corrosão.
Divisão das ligas ferrosas de acordo com o teor de carbono:
Os aços possuem teor de carbono inferior a 2,11%C. Logo, os ferros fundidos possuem valores superiores de carbono.
A principal