A educaçao jesuitica no Brasil
Vinícius Nicolodelli
A educação Jesuítica no Brasil
MARINGÁ
2013
Vinícius Nicolodelli
A educação Jesuítica no Brasil
Trabalho apresentado à disciplina de Educação Musical, do curso de Música do Centro Universitário de Maringá, como requisito para a obtenção de nota parcial. Professora: Ma. Vânia Gizele Malagutti
MARINGÁ
2013
Após a vinda dos portugueses para o Brasil, surge então um novo problema para os portugueses: os índios que habitavam o Brasil eram considerados, pelos portugueses, agressivos e desumanos, eram vistos como animais por eles. Surge então a idéia da “catequização” dos índios por parte dos portugueses, para isso são enviados ao Brasil os chamados Jesuítas. Estes são padres da Igreja Católica, mais especificamente da Companhia de Jesus, enviados ao Brasil com a missão de tentar “educar” os índios segundo os costumes europeus.
A Companhia de Jesus foi criada por Inácio de Loyola, cavaleiro da Espanha no século XVI, ao transcorrer do ano de 1534. Objetivando como principal razão de sua criação, o combate contra o movimento protestante, utilizando como método o ensinamento religioso especialmente preparado para tal finalidade. A evangelização dos índios, habitantes das terras que haviam acabado de serem descobertas, era a tarefa ou missão principal dos Jesuítas, cuja atividade era intensa no combate contra o movimento protestante e na inquisição, principalmente na Espanha e na Itália. Faziam parte da formação destes religiosos, estudos nas áreas de religião, leis, humanidades, línguas e medicina. Os Jesuítas iniciaram suas atividades de catequese na cidade de Salvador, Estado da Bahia ao erguer um colégio e assim fundar a Província Brasileira da Companhia de Jesus. (FARIA, 2010, p. 1)
“O padre Manuel da Nóbrega comandou os primeiros jesuítas a chegarem ao Brasil. Desembarcaram na Bahia, em 1549, na