Educação jesuitica no brasil
Wanderléia de Sales Barbosa Silva
Professor: Giancarlo Moser
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso de História (BID3061) – História da Educação
09/06/2010
RESUMO
A Educação é o processo pelo qual são transmitidos ao indivíduo os conhecimentos e atitudes. A história da educação brasileira é constituída de várias histórias nas quais pode-se observar marcas próprias que caracterizam a época em que foram construídas. Estudar a educação brasileira, no seu primeiro século de colonização implica, necessariamente, buscar compreender a realidade da época do ponto de vista cultural, econômico, político e religioso. Uma dessas histórias, sem dúvida, reporta-se ao Brasil colônia, com a educação a cargo da Companhia de Jesus – a chamada educação jesuítica. A influência da educação jesuítica não se restringiu apenas ao período que por aqui se estabeleceram, de 1549 a 1759, ultrapassou períodos e, em todos eles encontra-se em menor ou maior quantidade memórias dessa educação, ou seja, marcou profundamente nossa educação, principalmente no tocante á orientação religiosa no ensino brasileiro. Os padres jesuítas foram os primeiros professores, porém antes da Companhia de Jesus, existiam outras educações, portanto, outras histórias da educação.
Palavras-Chave: Educação. Jesuítas. História do Brasil.
1 INTRODUÇÃO
A educação no Brasil caminhou por veredas tortuosas desde o inicio, reservada a uma elite dominante e totalmente exploradora, sempre esteve voltada a estratificação e dominação social. Esteve enraizada por diversos séculos em nossa sociedade a concepção de dominação cultural de uma parte minúscula da mesma, configurado-se na idéia básica de que o ensino era apenas para alguns, e por isso os demais não precisariam aprender.
Os portugueses trouxeram um padrão de educação próprio da Europa, convém ressaltar que a educação que se praticava entre as populações indígenas não tinha as marcas