a carreira no setor privado
Atualmente, com as melhorias na educação nos últimos vinte anos (disseminação dos cursos técnicos, aprimoramento do Ensino Superior, abertura de mais vagas, disponibilização de conteúdo na internet etc.), o conhecimento técnico já não e o maior problema da gestão de empresas e demais áreas.
O que precisa ser avaliado como diferencial competitivo é o potencial humano dos profissionais. aprender a aprender: aprender continuamente; capacidade de comunicação: o profissional deve saber expor suas ideias de maneira clara e manter uma boa sociabilidade; compreensão do que é a empresa: o profissional precisa ter uma boa compreensão do funcionamento da empresa, para poder entender os eventuais problemas e trazer soluções; raciocínio criativo e resolução de problemas: pensar criativamente, solucionar problemas e analisar situações; trabalho em equipe: essa é uma característica fundamental que os especialistas em Administração de Empresas buscam na hora da contratação. Com a crescente especialização, é fundamental que os profissionais saibam trabalhar com pessoas de diferentes áreas e especialidades; autocrítica: é interessante que os profissionais saibam fazer autocríticas construtivas e admitir seus erros; só assim poderão progredir e melhorar como pessoas e profissionais. autogerenciamento da carreira: a capacidade de gerenciar a própria vida profissional para deslanchar todas as outras competências exigidas no novo ambiente de negócios.
Oferecer uma boa remuneração é importante para atrair talentos, mas as possibilidades de desenvolvimento de carreira são mais valorizadas por profissionais em busca de uma empresa para trabalhar.
Os atributos mais valorizados pelos profissionais normalmente são:
• perspectivas futuras de carreira;
• reconhecimento e valorização;
• desenvolvimento de novas competências;
• remuneração competitiva em relação ao mercado;
• benefícios pertinentes;
• equilíbrio entre trabalho e