Geometria Descritiva
OBJETIVO
Esse trabalho tem como objetivo apresentar a Geometria Descritiva para alunos do ensino médio, técnico ou não, como uma ferramenta gráfica para a solução de problemas geométricos em três dimensões.
CAPÍTULO I
PEQUENA INTRODUÇÃO HISTÓRICA
Apesar dos chineses já terem desenvolvido a geometria descritiva (entre os séculos
XI e XV), o francês Gaspard Monge (1746 – 1818) é considerado o “criador” dessa geometria. Tendo feito seus estudos básicos em Beaunne, sua cidade natal, tornou-se instrutor de física em Lyon aos dezessete anos.
Conseguiu uma vaga como desenhista, na escola militar de Mézières, pelo trabalho excepcional em desenvolver a planta de sua cidade natal em escala. Nesse trabalho tinha que desenhar plantas de fortes militares, com seus detalhes internos e suas armas devidamente posicionadas. Sendo o processo analítico usado na época demorado e um tanto complicado Monge desenvolve um método puramente geométrico, por meio de projeções convenientes sobre dois planos bidimensionais, o que torna o processo mais simples e rápido.
Monge conquistou, de imediato, um cargo docente, encarregando-se de instruir os futuros engenheiros militares no novo método considerado, por 15 anos, “segredo militar”, que ninguém estava autorizado a divulgar.
Posteriormente se tornou uma disciplina lecionada, de forma aberta, com o nome de
Geometria Descritiva.
Em 1799 publica Géomètrie Descriptive, considerado um trabalho coerente com a ciência de seu tempo, estabelecendo leis de representação do espaço considerado infinito
(por colocar o observador no infinito).
Em 1780, Monge, assume a cátedra de hidráulica do Liceu de Paris.
Como militar, assume diversos cargos no governo e no exército de Napoleão. Como matemático desenvolveu trabalhos que auxiliaram no desenvolvimento da geometria diferencial, geometria diferencial de superfícies, geometria analítica espacial.
Teve como alunos, na Escola