Geometria descritiva
Quando vamos ao cinema, quando vemos imagens na televisão, quando folheamos uma revista, ou um livro com gravuras, não nos preocupamos com a natureza das imagens que estamos a "visualizar".
As figuras são planas, mas os objetos que se apresentam diante de nós, são visualizados como tendo três dimensões. Isto parece-nos tão natural que não refletimos sobre este facto:
Numa superfície plana, bidimensional, estão representados objetos tridimensionais.
Como surgiu?
Desde a pré-história, o problema da representação plana de objetos a três dimensões, esteve sempre presente. Tudo começou quando o homem teve a ideia de traçar sobre uma rocha, figuras humanas, animais ou simples grafismos, no interior das cavernas ou mesmo ao ar livre.
Podemos, pois, dizer que o desenho tem ocupado, desde as épocas mais remotas, um papel importante como meio de expressão e comunicação entre seres humanos.
GEOMETRIA = GEO (Terra) + METRIA (Medicina) = Medira a Terra. O grande teórico da Geometria Analítica GASPARD MONGE, pode ser considerado o pai da Geometria Diferencial de curvas e superfícies do espaço. Monge foi professor da Escola Militar de Meziéres e da Escola Politécnica de Paris. Gaspar Monge aprimorou uma técnica de representação gráfica já iniciada pelos egípcios que representavam apenas: a planta, a elevação e o perfil. Definiu a Geometria Descritiva como sendo a parte da Matemática que tem por fim representar sobre um plano as figuras do espaço, de modo a poder resolver, com o auxílio da Geometria Plana, os problemas em que se consideram as três dimensões.
A Engenharia e a Geometria descritiva.
O objetivo da Geometria Descritiva é desenvolver, no aluno, a habilidade de representar em duas dimensões,