GEOMETRIA DESCRITIVA
RODINEY KIRLLYAN COSTA DA SILVA¹
RESUMO Este trabalho apresenta a geometria descritiva que é uma ferramenta gráfica que representa entes espacial tais como pontos retas e planos, em quadros de projeção bidimensionais (Planos), com o objetivo de se resolverem problemas tridimensionais a partir da geometria plana bem como sua definição, o que é, a função e a importância para a engenharia civil.
__________________________
¹Rodiney Kirllyan Costa Da Silva, Graduando no Curso de Engenharia Civil na instituição Dom Luiz De Orleans e Bragança
INTRODUÇÃO A geometria descritiva é uma ciência que estuda os métodos de representação gráficas das figuras espaciais sobre um plano. Resolve problemas como: construção de vistas, obtenção das verdadeiras grandezas de cada face do objeto através de métodos descritivos e também a construção de protótipo do objeto representado. ¨ Representar sobre o desenho que só tem duas dimensões os objetos que na realidade tem três e que são susceptíveis de uma definição rigorosa¨ (Gaspard Monge)
O QUE É GEOMETRIA DESCRITIVA E SUA DEFINIÇÃO? A origem etimológica da palavra geometria GEOMETRIA = GEO (Terra ) + METRIA (Medida) = Medir a Terra. A Geometria Descritiva também chamada de geometria mongeana ou método de monge é um ramo da geometria que tem como objetivo representar objetos de três dimensões em um plano bidimensional. Esse método foi desenvolvido por Gaspar Monge e teve grande impacto no desenvolvimento tecnológico desde sua sistematização.
FUNÇÃO
A Geometria Descritiva serve de base teórica para desenho técnico, permitindo a construção de vistas auxiliares, cortes, seções, rebatimentos, rotações, interseções de planos e sólidos, mudança de plano de projeção, determinação de verdadeiras grandezas e distâncias, ângulos de superfícies, bem como o cálculo