PObjeot

567 palavras 3 páginas
1. Descreva sobre o modelo de forças competitivas proposto por Porter, em seguida faça um paralelo com o novo modelo de forças competitivas em uso no mercado.

O modelo das 5 forças competitivas de Porter nasceu em 1979, por Michael Porter, sendo destinado à análise da competição entre as empresas no mercado. Ele considera cinco fatores que devem ser estudados para que possamos desenvolver uma estratégia empresarial eficiente. A utilização destas forças em uma empresa ageta a sua capacidade para servir a seus clientes, e conseguentemente a obtenção de lucros. Quaisquer mudanças deve ser seguida de uma nova análise, para reavaliar o mercado como um todo.
Porter faz a avaliação da estratégia competitiva de uma empresa surgir a partir da abrangência das regras da concorrência que vão definir a atratividade de um aindústria.
As 5 forças de Porter são:
• Rivalidade entre os concorrentes;
• Poder de Negociação dos clientes;
• Poder de negociação dos Fornecedores
• Ameaça de entrada de novos concorrentes;
• Ameaça de Produtos substitutos.

Para a mioria das indústrias, a rivalidade entre os concorrentes é o principal fator que determina a competitividade do mercado, e os rivais competem agressivamente, mas não só com relação ao preço do produto, mas também com relação a inovação e ao marketing, por exemplo. Os clientes exigem mais qualidade por um menor preço de bens e serviços. Também se compete com a indústria, forçando os preços para baixo, e jogando os concorrentes uns contra os outros. A capacidade dos clientes colocarem a empresa sob pressão também é descrita no mercado de realizações. O Mercado de Insumos, que é o mercado dos fornecedores de matéria prima, componentes e serviços, pode ser uma fonte de poder para a empresa. Os fornecedores podem se recusar a trabalhar com a empresa, ou até mesmo cobrar preçoes excessivamente elvados para alguns recursos ou serviços únicos. Diversas empresas entram na competição querendo conseguir uma fatia de

Relacionados