Vigotsky
RESUMO
“Orientações para o trabalho com a linguagem escrita em turmas de crianças de seis anos de idade”
• Desenvolvimento Infantil e Aprendizagem da Leitura e Escrita;
Deixando de ser compreendida como uma antecipação da fase adulta a infância passou a ser vista como um estado diferenciado.
Piaget, um dos notáveis teóricos da psicogênese declarava que suas pesquisas sobre o comportamento infantil, tinham como principal objetivo pesquisar não a compreensão do conhecimento no seu estado final, mas, sim, na sua gênese e no seu processo de construção.
Como Piaget, Vigotsky também deu importância ao papel do sujeito na aprendizagem.
Contudo, se para o primeiro os suportes biológicos fundamentam sua teoria dos estágios receberam maior destaque, para o segundo, a interação entre as condições sociais e a base da conduta humana forma elementos fundamentais para sua teoria sobre o desenvolvimento.
Vemos no texto, que uma criança de 05 a 06 anos de idade, tem a capacidade de aprender símbolos e caracteres, nos mostra também que uma criança introvertida pode absorver uma grande quantidade de informação, passando por vários estágios.
Piaget fala que boa parte deste crescimento é através do meio, que informações diversas podem sim fazer parte de um individuo, vindo toda essa somatória de informações a ajudar ou até mesmo atrapalhar no processo de leitura e escrita, ficando claro que o processo de cultura, fala mais alto que o processo biológico do mesmo, vindo os signos, caracteres, letras e números, obtendo uma transformação no interior do educando, sendo o processo de internalização.
• Dimensões da proposta pedagógica para o ensino da
Linguagem Escrita em classes de
Crianças de seis anos: O Letramento;
Até o início do século XX era suficiente que o individuo assinasse o próprio nome para ser considerado alfabetizado, como passar do tempo, esta denominação necessitou de maiores especificações.