Vigotsky
R: Colocam que o cérebro é a base biológica, e suas peculiaridades definem limites e possibilidades para o desenvolvimento humano. O cérebro humano é tido como à máquina mais complexa de que se tem conhecimento. Não á apenas complexa, mas é também a mais importante, afinal, o cérebro define quem somos, o que desejamos, pelo que lutamos.
2. Mediação.
R: Para Vigotsky a mediação é que faz a diferença, ela é o processo que irá interferir na relação de aprendizagem da criança, isto é, deixa de ser direta para ser mediada. A principal ferramenta da mediação é a linguagem. Mediar é fazer com que o aluno aprenda e aplique.
3. A linguagem.
R: Para Vigotsky a linguagem é um sistema de símbolos que representou um salto na evolução humana, uma vez que permitiu a formação das funções mentais superiores e a transmissão de informações ao longo das gerações, através da cultura. A linguagem ainda possibilita a organização do nosso mundo, a mediação entre o sujeito e o objeto, é a grande ferramenta de contato.
4. O processo de internalização.
R: É fundamental para o desenvolvimento do funcionamento psicológico humano. A internalização envolve uma atividade externa que deve ser modificada para tornar-se uma atividade interna, é interpessoal e se torna intrapessoal. Acontece quando, por exemplo, pego um conteúdo e aplico conforme a visão de mundo que eu conheço.
5. Níveis de desenvolvimento.
R: Segundo Vigotsky existem três níveis de desenvolvimento:
O proximal, real, potencial.
6. Desenvolvimento proximal.
R: Segundo Vigotsky, é um espaço entre o que a criança já é, já sabe fazer sozinha, e aquilo que ela tem a potencialidade para vir a ser, ou seja, é a distância entre o desenvolvimento real e o potencial. Proximal vem de próximo, perto, e é onde entra o professor, o adulto, ou um colega mais experiente, que detectam o potencial da criança e a estimula a se superar, e a fazer o que ela é naturalmente capaz.