Vigotsky
Vigotsky, professor e pesquisador viveu na Rússia, em plena efervescência da Revolução Comunista.
Tendo sido contemporâneo de Piaget, Vigotsky elaborou uma teoria que tem por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio-histórico e o papel de linguagem e da aprendizagem neste desenvolvimento.
Para Vigotsky, as origens da vida consciente e do pensamento abstrato deveriam ser procuradas na interação do organismo com as condições de vida social e nas formas histórico-sociais de vida da espécie humana e não, como muitos acreditavam, no mundo espiritual e sensorial dos homens. Sendo, portanto, necessário analisar o reflexo do mundo exterior no mundo interior dos indivíduos a partir da interação destes com a realidade.
Enquanto no referencial Construtivista o conhecimento é entendido como ação do sujeito sobre a realidade (sendo o sujeito considerado ativo), o referencial Histórico Cultural enfatiza a construção do conhecimento como uma interação mediada por várias relações. Na troca com outros sujeitos e consigo próprio vão se internalizando os conhecimentos, papéis e funções sociais, o que permite a constituição de conhecimentos e da própria consciência.
Há convergências e divergências entre o pensamento de Vigotsky e Piaget.
Na relação entre linguagem e pensamento - concentra-se a grande divergência entre Piaget e os teóricos da linha histórico-social (Vigotsky e Luria), já que para estes, a linguagem age decisivamente na organização do raciocínio, sendo que, a partir do momento em que ela assume a Função Planejadora, age decisivamente sobre a organização do raciocínio, reestruturando diversas funções psicológicas, como a memória, a atenção, a formação de conceito.
Há que se entender, no entanto, que tais divergências devem-se mais ao foco dos estudos de cada pesquisador. O interesse primordial de Piaget era estudar o desenvolvimento das estruturas lógicas, enquanto o de Vigotsky era o de