Complementação às definições financeiras
Quando as demonstrações financeiras das Sociedades por Ações são publicadas é necessário informar os seguintes dados adicionais:
Relatório da Diretoria
Segue após a identificação da empresa, evidenciando as informações de caráter não financeiro, como por exemplo: indicadores de produtividade, desenvolvimento tecnológico, expectativa com relação ao futuro, entre outros.
Notas Explicativas
São destacadas após as demonstrações financeiras, para complementar as demonstrações e outros quadros analíticos ou demonstrações contábeis com a finalidade de esclarecer a situação patrimonial e os resultados dos exercícios. Alguns exemplos de notas explicativas são: obrigações de longo prazo, destacando os credores, taxa de juros, garantias à dívida; composição do capital social por tipo de ações; ajustes de exercícios anteriores; critérios de cálculos na obtenção de itens que afetam o lucro.
Parecer dos Auditores
Alguns tipos de instituições financeiras são obrigadas a publicar as demonstrações com o parecer da auditoria; realizada por um auditor externo que não tenha vínculos com a empresa para que seja possível expressar sua opinião sem interferências. A auditoria pode ser feita por um auditor independente ou por uma empresa de auditoria, que é mais requisitada pelas empresas e traz maior confiança. O auditor avalia e opina sobre as Definições Financeiras se estas representam adequadamente a Situação Patrimonial e a Posição Financeira, informa se as Demonstrações Financeiras foram levantadas de acordo com os Princípios Fundamentais da Contabilidade e se há coerência com o exercício anterior.
Valor Adicionado
O Balanço Social evidencia o perfil social das empresas como: relações de trabalho dentro da empresa, tributos pagos, investimentos para a comunidade, investimentos no meio ambiente, entre outros, porém o item que mais se destaca é o Valor Agregado que busca demonstra para quem a empresa está canalizando a renda obtida,