vigotsky
Entre todos os autores que abordaram a teoria da aprendizagem, Vigotsky foi na minha opinião, aquele que demonstrou que a aprendizagem se dá mediante o contato entre indivíduos na sociedade existindo interação entre todos.
Vigotsky demonstrou que o conhecimento é adquirido quando os indivíduos interagem entre si na sociedade, através das trocas de experiências e das ideias existentes no meio. Que os indivíduos ao trabalharem em grupos são mais propícios a adquirirem conhecimentos e a passarem aos colegas aquele conhecimento adquirido anteriormente pelos pais, sociedade ou antepassados.
Demonstrou que atividades realizadas coletivamente são eficazes no que diz respeito a aprendizagem do indíviduo. A motivação é maior quando interagimos com outros, passamos nossos conhecimentos, realizamos tarefas juntos, e isso é mais gratificante quando os resultados esperados são alcançados.
Vigotsky diz que: “ A aprendizagem é uma experiência social, a qual é mediada entre a interação entre a linguagem e a ação”. APara que exista a aprendizagem o indíviduo tem que estar inserido no meio como um todo, sabendo que existe uma distância entre aquilo que o indíviduo sabe e aquilo que é de fato o seu conhecimento da realidade e aquilo que ele de fato quer aprender, da sua potencialidade para adquirir conhecimentos, do seu potencial.
O conhecimento potencial seria aquele que o indíviduo necessita do auxílio dos outros para aprender e o conhecimento real é aquele é capaz de aplicar sozinho, é um conhecimento adquirido posteriormente talvez pelos pais, ou outros indivíduos que este será capaz de transmiti-los com maior facilidade.
Essa técnica de aprendizagem pode ser utilizada em sala de aula estimulando os alunos a trabalharem em grupos, utilizando técnicas de motivação que facilitem o aprendizado e que tirem o aluno da solidão e do individualismo. Lembrando que para Vigotsky o professor deverá ficar atento permitindo que os alunos tenham