VIGOTSKY
Para Vigotsky, 1991, o pensamento compreendido como inteligência prática, vai à contradição ás teorias de maturação biológica como sendo fator crucial para o desenvolvimento da fala, sendo que para ele, a fala é cultural, por meio do outro ela se internaliza. A fala está dentro dos processos psicológicos superiores, no qual a mesma tem característica somente humana. As primeiras manifestações ocorrem aos seis meses, com a utilização do instrumento, isto transforma o desenvolvimento psicológico, o organismo num todo.
A utilização dos instrumentos para poder alcançar objetos, para querer algo foi importante vertente para o experimento.
Também se pode dizer que cada atividade realizada pela criança é determinada de acordo com a etapa do desenvolvimento delas. Outro fator é que a atividade pratica independe da fala, já que a criança pode apenas ficar olhando, procurando o objeto sem que a mesma pronuncie alguma palavra, o que significa que não esteja pensando, somente está no momento de sua fala egocêntrica.
A inteligência pratica é compreendida como uma fase inicial do desenvolvimento da criança, chamado também de período pré-verbal.
A fala contribui para novas organizações da atividade pratica, sendo que por meio dela a criança pode explorar mais o ambiente e aquilo que está sendo dito a ela.
A fala tem papel crucial no desenvolvimento dos processos psicológicos superiores, diferenciando-se assim os humanos dos animais.
Obtendo também que o instrumento não é separado do uso da fala pré-verbal, sendo que a fala invade o uso do instrumento, se afetando, imbricando.
As crianças que fizeram o experimento obtiveram a fala egocêntrica, fala pré-verbal e o uso dos instrumentos imbricados.
2. PARTICIPANTES
J.R. de três anos e sete meses, G.M. de cinco anos e nove meses, frequentam escola infantil e a creche.
Ambas as crianças estavam tranquilas durante todo o processo. Foram levadas pelas mães, num local tranquilo, sem movimentação de