Vigotsky
1º ano – Letras Português/ Espanhol
Disciplina – Psicologia
Professor Orientador – Rosane Toebe
Acadêmica – Cinthia Magro
Vigotsky Vygotsky (1896- 1934) nasceu na Bielo-Rússia, e faleceu aos 37 anos por motivo da tuberculose que o atacou. Membro de uma família culta e de nível social confortável. Se formou em direito e trabalhou como professor e pesquisador nas áreas de psicologia, filosofia, pedagogia, literatura, deficiência física e mental.
Em uma Russia pós-revolução, Vigostsky formou com Leontiev e Luria um grupo de jovens intelectuais que buscavam uma nova psicologia. Sua obra foi vasta e apesar de incompleta escreveu mais de 200 trabalhos científicos, que posteriormente renderam inúmeros projetos de pesquisa.
É conhecido como uma autor interacionista, por levar em conta o que vem de dentro do sujeito e o que do meio em que esta. Vygostsky criou a ideia de “Planos genéticos do conhecimento” que se abre em quatro fontes que juntas caracterizam o funcionamento psicológico do ser humano: a Filogênese, que é a história da espécie humana; a Ontogêse que é a história do individuo da espécie; a Sociogênese, que é sobre o meio cultural/social onde o sujeito esta inserido; e a Microgênese que é um estudo mais profundo e específico do desenvolvimento.
Filogênese
Diz respeito a história de uma espécie animal a qual define possibilidades e limites de seu psicológico, ou seja, coisas que é capaz de realizar e outras que não é capaz. São as características físicas que vão definir posteriormente as psicológicas.
Ontogênese
É o desenvolvimento do sujeito, do individuo de determinada espécie. Cada membro dessa espécie passa por um certo percurso, ou seja, nasce, se desenvolve, se reproduz, morre, em um determinado ritmo e sequencia.
Por exemplo o ser humano, nasce, engatinha, depois aprende andar. É um percurso da espécie humana a qual o individuo passa. É uma característica do ser humano.
Sociogênese
É a