treinamento e desenvolvimento nas organizaçoes
Projeto de Treinamento e
Desenvolvimento.
Introduçao
Treinamento significa ”o preparo da pessoa para o cargo” (Chiavenato 1999, p. 20), já a área de desenvolvimento se aproxima mais da educação que é o preparo da pessoa ”da vida, para a vida e pela vida” (Chiavenato 1999, p. 20), ou seja, treinamento é uma ação de recursos humanos pontual e desenvolvimento é uma ação mais voltada para o futuro do trabalhador dentro da organização.
Justificativa:
O treinamento é um processo de educação e formação profissional, com o objetivo de capacitar a mão-de-obra, para suprir as necessidades da organização. Através do treinamento, o profissional se torna capacitado, afinal, sem capacitação não há desenvolvimento e não há como o profissional se tornar competitivo, o que consequentemente, prejudica o desempenho da organização em que esse profissional atua.
É através do “ T & D” que a uma organização consegue aumentar as habilidades intelectuais ou técnicas de cada colaborador e dessa forma, atingir melhores resultados com pessoas capacitadas e motivadas.
A importância de cada pessoa dentro das organizações, independente do cargo ocupado, é incontestável uma vez que é do esforço delas que deriva todo resultado alcançado pela empresa. Segundo Chiavenato (1999, p. 5), “As organizações são constituídas de pessoas e dependem delas para atingir seus objetivos e cumprir suas missões".
os lideres têm papel fundamental dentro das organizaçao, interagindo com valores, culturas e expectativas cada vez mais diversificadas (Drucker,
1997). Sobre esta questão Drucker (1997) afirma que o líder do futuro deve ser capaz de influenciar com eficácia pessoas de qualquer parte, não importando sua cultura. Dessa forma, a figura da liderança é um dos alicerces na gestão de pessoas e consequente enquadramento da empresa no gênero competitivo.
Objetivos
Relacionar estratégia organizacional com o programa de