Treinamento e Desenvolvimento e a Competitividade das Organizações
CURSO GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
ATIVIDADE ESTRUTURADA
Fortaleza – CE
Novembro de 2014
Treinamento e Desenvolvimento e a Competitividade das Organizações
Segundo a teoria a competitividade é a característica de uma atividade econômica, política, social, ecológica ou esportiva na qual indivíduos ou grupos disputam em vários níveis. Durante a última década, administradores, consultores e pesquisadores utilizaram extensivamente o termo competitividade.
A competitividade existe não apenas para demonstrar como uma empresa compete em um determinado negócio, mas sim se preocupa com a forma pela qual uma organização pode ganhar vantagem. A competitividade tem uma visão econômica quando se refere as características que permitem uma empresa competir eficazmente, para ser competitivo é importante assegurar tanto a qualidade como a quantidade de trabalhos.
O relacionamento competitivo é uma situação de negócio na qual diferentes organizações independentes cooperam e ao mesmo tempo competem entre si. Os parceiros são capazes e interessados em cooperar e competir entre si, numa base de compromissos e confiança mútua. Estruturas organizacionais são construídas para obter o máximo benefício das redes, e outras competências são exigidas para construir um programa de colaboração bem-sucedido.
O termo competividade sistêmica aparece ocasionalmente na discussão do desenvolvimento econômico e da industrialização para se referir aos fatores que se influenciam os esforços das companhias individuais. No nível microeconômico, que é objeto da nossa discussão, as pessoas estão sob constante pressão de concorrência, submetidas ás demandas, aos apoios ou ás críticas dos consumidores, e são sensíveis aos apelos