relatório purificação da água
1. INTRODUÇÃO TEÓRICA ...........................................................................
p.2
2. PROCEDIMENTOS ….................................................................................
p.4
5. RESULTADOS ...........................................................................................
p.5
6. DISCUSSÃO E CONCLUSÃO .......................................................................
p.6
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ................................................................
p.7
1. INTRODUÇÃO TEÓRICA
Purificação da água
É um processo que consiste no tratamento da água, removendo seus eventuais contaminantes a fim de torna-la própria para o consumo humano. Dependendo da fonte da água, uma grande variedade de tratamento pode ser empregada para esse fim. No entanto, antes de reconhecer essa variedade, foram necessários vários séculos de estudo, inclusive, a evolução do conhecimento científico possibilitou aos cientistas maior entendimento referente à origem e efeito dos contaminantes presentes nas fontes de água, demonstrando a veiculação de doenças pela mesma.
Aqui serão mostrados alguns exemplos dos processos de purificação da água realizados no laboratório com o objetivo de entender seu funcionamento; estes sendo:
Decantação: Consiste em deixar a água “descansar” numa bacia por algum tempo, para que as partículas mais pesadas dissolvidas na água se depositem no fundo. Depois basta ter cuidado ao transferir a água para outro recipiente, para que a sujeira permaneça no fundo.
Filtração: Serve para retirar as partículas menores que permaneceram em suspensão na água, mesmo depois da decantação. O filtro pode ser de areia, de vela ou de papel, desde que possua poros, ou espaços bem pequenos capazes de reter estas partículas.
Teoria da Coagulação
A coagulação é um processo químico de pré-tratamento empregado para a remoção de substancias no estado coloidal, produtoras de