Resumos t&d
O principal objetivo de uma empresa é alcançar e manter a estabilidade no mercado. Para alcançar este objetivo, é necessário se destacar das demais empresas e com isso surge a competitividade.
Podemos definir competitividade como a habilidade de produzir bens e serviços que atendam as exigências dos mercados internacionais ao mesmo tempo que mantém níveis altos e sustentáveis de renda .
A noção de competitividade está relacionada as estratégias das empresas ao tentar responder a perguntas sobre como vencer organizações rivais , reter a participação de mercado e melhorar a lucratividade, o que significa dizer que quando uma empresa não é competitiva, queremos afirmar que sua posição no mercado está insustentável e a menos que o seu desempenho melhore, a expectativa é que tenha vida curta.
O desenvolvimento dinâmico é em primeiro lugar baseado no dinamismo empresarial, e não na dependência das políticas governamentais, ainda que o sucesso e os esforços individuais possam ser ajudados pela habilidade de uma sociedade em formar um ambiente que promova o trabalho e integre o comportamento dos elementos microeconômicos e macroeconômicos.
No nível microeconômico , as pessoas estão sob constante pressão da concorrência, submetidas às demandas, aos apoios ou às criticas dos consumidores, e são sensíveis aos apelos materiais, recompensas e incentivos aos bons desempenhos. As empresas devem ter cuidado para não exagerar nas cobranças excessivas com a finalidade de alcançar a qualquer custo a liderança desejada. As metas ambiciosas demais, inalcançáveis, geram desmotivação nas equipes e desacreditam os lideres.
Existem cinco dimensões de competitividade: processo, pessoas, tecnologia, mercado e conexões. Esta nova abordagem holística da competitividade se explica pela concorrência por recursos em todas as fases da cadeia de construção de valor, pois imaginar que a competitividade está apenas na ponta do mercado, é uma