Fichamento T&D 2º termo RH
T & D e a competitividade das organizações
7.1 Objetivos
Entendendo a competitividade de uma empresa como a sua capacidade de ser bem-sucedida em mercados em que existe concorrência. No que consiste a competitividade e o que faz uma empresa ser competitiva? E indispensável a uma empresa ser competitiva para sobreviver?
7.2 Conceituando Competitividade
O conceito básico da competitividade e que a organização examina em que condições uma economia como um todo pode operar melhor ou pior, no sentido de distribuir os seus recursos de forma adequada. Por essa razão, sua atenção se volta mais para a análise das estruturas de mercado, ou seja, das formas de concorrência, com o intuito de avaliar seu efeito na eficiência geral da economia como um todo, do que para as condições que a empresa precisa ter para competir.
Mas existem outros tipos de competitividade que está diretamente relacionada com a participação no mercado. Neste caso, ela é medida pelo desempenho ou posição no mercado, principalmente pelo volume das exportações e o mercado compartilhado. A satisfação dos consumidores em adquirir os produtos e serviços influencia a competitividade das empresas.
7.3 Competitividade das organizações
Não basta à organização garantir a eficiência operacional, o que, por si só, não garante um padrão adequado de competitividade. A competitividade só estará garantida ao se conseguir estabelecer uma posição privilegiada, sustentada no ambiente. Essa posição privilegiada pode resultar da criação e consolidação de uma imagem de empresa competitiva; todavia, vai depender do que está sendo valorizado no ambiente e das características do segmento em que a organização atua. Se nesse ambiente a eficiência operacional é o elemento mais valorizado para a competitividade, a empresa competitiva será aquela que inovar nesse sentido e conseguir estabelecer os padrões que serão seguidos pelas demais. Uma análise da competitividade, com base apenas em padrões