Tratdo de Roma
DARLEX FERREIRA DOS SANTOS
ÉRICA THAIS LORENZETTI
GABRIELI RIBAS DE MORAIS
RAFAEL SILVEIRA LOPES
VINICIUS CAETANO DE PAULA
UNIÃO EUROPEIA
Trabalho apresentado ao
Professor Osli Machado, da disciplina de Direito Internacional
Público, do 9º período do curso de Direito, como requisito para obtenção de nota parcial na disciplina. FOZ DO IGUAÇU
ABRIL - 2015
1. INTRODUÇÃO
No estudo que passaremos a seguir buscaremos tomar conhecimento acerca da criação e objetivos históricos da União Europeia, as conquistas históricas no campo da economia e política de interação entre as nações europeias. Com o avanço da União Europeia, veremos que hoje forma o principal bloco econômico mundial e possuía vertentes de uma nação própria, fazendose valer cada vez mais a força da Europa.
Buscaremos em síntese, estudo acerca de tal organização, tendo em vista sua vasta cultura e história que possui importância gigante não só para o povo da Europa, mas como para a história mundial no campo das relações públicas, políticas e econômicas.
2. TRATADO DE ROMA E A CRIAÇÃO DA UNIÃO EUROPEIA
O tratado de Roma foi assinado em 25 de março de 1957 pela Bélgica,
Holanda, Luxemburgo, França, Itália e Alemanha.
A Comunidade Econômica Europeia (CEE) visava integrar a economia dos países membros com o estabelecimento da união aduaneira e de um mercado comum, e a Comunidade Europeia da Energia Atômica (EURATOM), tinha a finalidade de fomentar a cooperação no desenvolvimento e utilização da energia nuclear e elevação do nível de vida dos países membros.
A assinatura deste tratado é fruto de um processo que surge após a
Segunda Guerra Mundial, que deixou a Europa destruída econômica e politicamente submetida às duas superpotências: Estados Unidos e União
Soviética.
Surgiu então a ideia dos países europeus tentarem uma integração econômica e política. Após diversas tentativas e fracassos, foi assinado em
1951, em Paris, o tratado que cria a CECA - Comunidade