Trabalhos RH
Frederick Herzberg, nasceu em Massachusetts, nos Estados Unidos, em 1923, foi psicólogo, professor Universitário e consultor.Faleceu em 2000.
Seu maior reconhecimento foi devido ao estudo realizado sobre as atitudes e relações humanas. Foi uma das primeiras pessoas a investigar sobre as opiniões dos trabalhadores, na área industrial de Pittsburgh, resumindo todas as informações em seu livro (A Motivação para trabalhar), que foi publicado em 1959.
O livro fala da Teoria dos dois fatores criada por ele, ao contrário dos outros teóricos que também estudaram o campo motivacional e que procuravam uma explicação geral sobre os meios da motivação humana,para Herzberg, ha duas classes distintas de fatores que condicionam o comportamento e o grau de satisfação dos funcionários de uma empresa, ele as denominou de Fatores Higiênicos e Fatores Motivacionais.
Fatores Higiênicos
Esses fatores estão relacionados com o meio onde o funcionário atua, são determinados pela organização e que fazem parte da cultura da empresa, ou seja, estão fora do controle dos funcionários, são de responsabilidade exclusiva da empresa e de seus respectivos administradores.
Os fatores higiênicos servem para ajustar os colaboradores a seu ambiente, porém não são determinantes para gerarem motivação ou produtividade a longo prazo. São fatores relacionados às condições de trabalho do funcionário, englobando as condições físicas e ambientais de trabalho, como: o salário e os benefícios, a política da empresa, o tipo de supervisão recebido, o clima de relações entre a direção e os funcionários, os regulamentos internos, as oportunidades existentes, a estabilidade no cargo e etc.
Fatores Motivacionais
Dizem respeito ao trabalhador, e não à empresa. Frederick Herzberg chama de fatores motivacionais tudo que tem relação com a execução das tarefas e os deveres relacionados ao cargo em si, como: crescimento profissional,