atenas
A cidade de Atenas fora composta por características interessantes, como: Estados independentes, o topo sagrado – Acrópole, a parte profana que seria a base (parte baixa da cidade), onde acontecia o comércio, assembléias, a Ágora, o Teatro, com edifícios dispersos sem muita organização e outro item de destaque seria o esporte, que tornou-se parte fundamental da cultura e os cidadãos de todos os segmentos sociais que praticavam regularmente atividades esportivas.
Na origem lendária, a região Localizada na Ática; era disputada entre Poseidon e Atena. Os deuses dariam a região aquele que desse aos habitantes o presente mais útil. Poseidon deu então uma fonte de água, e Atena o suplantou criando a oliveira. A cidade ganhou então seu nome do nome desta deusa.
Por se encontrar nas proximidades do mar Egeu, era um dos principais centros exportadores da Grécia; O Comércio fazia-se pelo porto do Pireu, porto fortificado e ligado a Atenas por longos muros, onde controlava as grandes rotas comerciais. Devido à intensa atividade comercial, no século V a. C. , Atenas, transformou-se numa potência comercial e marítima.
Para fundar a pólis ateniense, foi necessário seguir algumas linhas de cunho religioso. Primeiramente, o fundador Teseu consultou o oráculo de Delfos, para saber qual era o local mais apropriado para se fundar a cidade. Após a consulta, os deuses revelaram a sua vontade, que foi seguida.
Com a chegada do dia da fundação, e escolhido o local para a criação da cidade, que se deu no topo de uma colina, se realizava um sacrifício que era ofertado aos deuses.
Logo em seguida, depois de uma série de ritos, todas as pessoas presentes na solenidade, cavavam um fosso no local aonde seria nascida a cidade, e enterravam nele uma pequena porção de terra trazida do seu lar. Este torrão que era trazido por todos, representava o lar antigo, que era o local onde os antepassados de cada um haviam vivido e estavam enterrados.
Ao enterrar no fosso, um punhado