Atenas
Serie:1º ano do ensino médio
Professor:Pedro
Disciplina:História
Sumário
Introdução-página 3
Desenvolvimento-página 4
Governo-página 4
Administração pública-página 4
Geografia-página 5
Sociedade ateniense-página 5
Guerras-página 6
Introdução
Atenas foi uma das principais cidade-estados na Grécia Antiga durante o grande período da civilização grega, no primeiro milênio a.C., durante a "Idade do Ouro" da Grécia (aproximadamente 500 a.C. até 300 a.C.) ela era o principal centro cultural e intelectual do Ocidente, e certamente é nas ideias e práticas da Antiga Atenas que o que nós chamamos de "civilização ocidental" tem sua origem. Após seus dias de grandiosidade, Atenas continuou a ser uma cidade próspera e um centro de estudos até o período tardio do Império Romano. As escolas de filosofia foram fechadas em 529 depois que o Império Bizantino foi convertido para o cristianismo.
No período clássico, Atenas era um centro artístico, estudantil e filosófico, sendo a sede da Academia de Platão e do Liceu de Aristóteles. Atenas também foi o berço de Sócrates, Péricles, Sófocles e muitos outros proeminentes filósofos, escritores e políticos do mundo antigo. A cidade é amplamente considerada como o berço da civilização ocidental e da democracia,em grande parte devido ao impacto de suas realizações culturais e políticas na Europa durante os século IV e V a.C.
A populacao ateniense resulta de uma lenta mistura de populações pré-helênicas,vindas principalmente da Iônia. Na origem lendária, a região da Ática era disputada entre Poseidon e Atena. Os deuses dariam a região aquele que desse aos habitantes o presente mais útil. Poseidon deu então uma fonte de água, e Atena o suplantou criando a oliveira. A cidade ganhou então seu nome do nome desta deusa.
Desenvolvimento
Governo
A democracia ateniense foi criada em 508 a.C. por Clístenes. Este sistema de governo permaneceu notavelmente estável e, apesar de