Trabalho sobre henry faiol
SUMÁRIO
1 BIOGRAFIA 3
2 FUNDAMENTOS 4
3 CRITICAS SOBRE A TEORIA..................................................................................9
4 CONCLUSÃO.........................................................................................................10
Biografia
Henry Fayol era um engenheiro francês que dedicou sua vida à empresasno setor de mineração e um dos teóricos clássicos da Ciência da Administração, sendo o fundador da Teoria Clássica da Administração e autor de
Administração Industrial e Geral(título original: Administration industrielle et générale). Creditava seu sucesso como administrador a um sistema de administração que é descrito em seu livro publicado em 1916. Fayol era filho de pais franceses. Seu pai André Fayol, um contramestre em Metalurgica. Casou-se com Adélaïde Saulé e teve três filhos, Marie Henriette, Madeleine e Henri Joseph, o último sempre hostil às ideias do pai. Criou o Centro de Estudos Administrativos, onde se reuniam semanalmente pessoas interessadas na administração de negócios comerciais, industriais e governamentais, contribuindo para a difusão das doutrinas administrativas. Entre seus seguidores estavam Luther Guilick, James D. Mooney, Oliver Sheldon e Lyndal F. Urwick. Também direcionou seu trabalho para a empresa como um todo, ou seja, procurando cuidar da empresa de cima para baixo, ao contrário das ideias adotadas por Taylor e Ford.
FUNDAMENTOS
O sistema criado por Henry Faiol, repousa sobre uma distinção das funções essenciais da empresa em seis categorias e as funções do administrador em cinco elementos. Além disso, enuncia 14 princípios gerais da administração, que refletem orientações gerais embutidas nele.
[pic]