A Administra o e suas perspectivas
O conceito de administração sofreu uma mutação: anteriormente administrar significava realizar uma função sob o comando de outrem, no entanto, nos dias atuais, administrar nada mais é do que interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação por meio de planejamento, organização, direção e controle dos esforços realizados afim de atingi-los da maneira mais adequada, garantindo a competitividade em um mundo altamente competitivo e complexo.
Desde o início do que se conhece como Administração, muitas foram as teorias que surgiram, abordando variáveis e assuntos típicos de sua escola, portanto, é necessário conhece-las para entender a administração que conhecemos hoje.
Cada uma das teorias que conhecemos aborda uma ou mais destas variáveis: tarefas, estrutura, pessoas, ambiente, tecnologia e competitividade.
O estado atual da Teoria Geral da Administração
Abordando uma ou mais das seis variáveis, cada uma das teorias surgiu em resposta aos problemas empresariais mais relevantes da sua época, apresentando soluções bem sucedidas para tais problemas.
De certo modo, todas as teorias administrativas são aplicáveis atualmente e o administrador precisa conhecê-las para ter a sua disposição uma gama maior de alternativas.
Cada uma das seis variáveis – tarefas, estrutura, pessoas, ambiente, tecnologia e competitividade – influencia ou é influenciada pelas outras, portando, modificações a qualquer uma delas provoca alterações nas demais.
O desafio fundamental da administração é adequar e integrar essas seis variáveis.
À medida que o tempo passa, as doutrinas ou teorias sofrem mutações para se adaptarem e continuarem aplicáveis e úteis, fazendo com que a teoria geral da administração continue em plena evolução.
A Administração na Sociedade Moderna
A administração é um fenômeno universal no mundo moderno. Os administradores precisam aplicar seus conhecimentos e teorias para direcionar as ações com o objetivo