Sintese do CuSO4 concluir
Síntese do Sulfato de Cobre Pentahidratado em escala laboratorial
1. Objetivo
Sintetizar Sulfato de Cobre Penta-Hidratado (CuSO4.5H2O) a partir da reação entre Óxido de Cobre II (CuO) e Ácido Sulfúrico (H2SO4).Conforme a equação:
CuO + H2SO4 CuSO4 + H2O (CuSO4.5H2O)
2. Introdução
O sulfato de cobre penta hidratado é um composto molecular de formula CuSO4.5H2O. Em laboratório, pode ser obtido através da reação entre ácido Sulfúrico (H2SO4) e Óxido de cobre II (CuO). O ácido sulfúrico é um ácido mineral forte, solúvel em água em qualquer concentração, tem várias aplicações industriais e é produzido em quantidade maior do que qualquer outra substância (só perde em quantidade para a água). O óxido de cobre II é o óxido de maior estado de oxidação. Se funde acima de 1200°C, insolúvel em água e apresenta-se sob a forma de um sólido preto. Quando uma mistura nestas condições for aquecida lentamente o sal depositado no fundo do recipiente começará a dissolver até que se tenha uma solução homogênea. Ao estabilizar a temperatura exatamente no ponto em que houve a dissolução completa do sal, tem-se uma solução saturada, mais concentrada que a original.
3. Materiais e Reagentes:
1 Béquer de 250 mL
1 Béquer de 100 mL
Bomba a vácuo
Mufla
Papel de filtro
Ácido sulfúrico
Água destilada
Óxido de cobre
Bandeja com água
4. Procedimentos
Pesamos inicialmente, cerca de 2,0g de CuO e colocamos em um béquer de 250 mL. Anotou-se a massa exata do óxido. A um frasco de Béquer de 100 mL adicionamos 5,0mL de água destilada e, em seguida, 10 mL de H2SO4, Obs:a adição do ácido deve ser feita lentamente para evitar elevação da temperatura da solução.A solução contida no Béquer de 250mL foi adicionado no béquer que contém o óxido de cobre. Da mesma forma que anteriormente, essa adição de ser lenta e mantida constante agitação através de um bastão de vidro, até completar dissolução do óxido de cobre. A dissolução é acompanhada de