reaçoes quimicas
OBJETIVOS
Compreender e analisar os diferentes tipos de evidências entre reações químicas, sejam por diferença de cor, formação de sólido, liberação de gás e liberação ou absorção de calor.
INTRUDOÇÃO TEÓRICA
Inicialmente, o que principalmente se analisa é, a mudança de cor, liberação de gás ou algum tipo de efervescência, formação de precipitado, sólido e o aparecimento de chama ou luminosidade. Portanto, a observação dessas alterações no sistema ajudará a concluir se realmente houve alguma mudança no estado da matéria. As evidências de reações químicas, fundamenta-se em reações de: síntese, deslocamento ou simples troca, deslocamento ou análise, dupla troca ou substituição, exotérmicas e endotérmicas.
Reações de síntese são as que substâncias se juntam formando uma única.
A reação de análise ou decomposição é o oposto das reações de síntese, ou seja, um reagente dá origem a dois ou mais produtos.
As reações de deslocamento ou de simples troca ocorre quando uma substância simples (formada por um único elemento) reage com uma substância composta, deslocando-a em uma nova substância simples. Mas, para que isso ocorra, a substância simples, deve ser mais reativa que o elemento que será deslocado do composto, transformando-se em uma nova substância simples e a ordem pode ser dada por reatividade de metais: Metais alcalinos e alcalinos terrosos (K>Ba>Ca>Na>Mg) > Metais comuns (Al>Zn>Fe) > Hidrogênio > Metais nobres (Cu>Hg>Ag>Au), e ametais : F>O>Cl>Br>I>S>C.
Reações de dupla troca ou substituição ocorre entre dois reagentes compostos originando dois produtos compostos, esta reação é a mais fácil de ser visualizada em razão da presença do precipitado sólido que se deposita no fundo do recipiente.
Reações exotérmicas são possuem um balanço negativo, portanto houve mais liberação de energia, na forma de calor, para o meio externo que absorção. Por conseguinte temperatura final dos produtos é maior que a temperatura inicial dos