Reações quimicas
DÉBORA BEGNINI
FLAVIA TAGUTI SILVEIRA
VANESSA CHAGAS
PROF: LAYANI CRYSTINI ANTONIO DA SILVA
TOLEDO – PR
JUNHO - 2012 Uma reação química é uma transformação da matéria na qual ocorrem mudanças qualitativas na composição química de substâncias reagentes, resultando em um ou mais produtos. Envolve características relacionadas à mudança nas conectividades entre os átomos ou íons, na geometria das moléculas das espécies reagentes. Resumidamente, pode-se afirmar que uma reação química é uma transformação da matéria em que pelo menos uma ligação química é criada ou desfeita. Na química inorgânica podemos classificar as reações em quatro tipos diferentes:; reações de simples troca ou deslocamento; reações de dupla troca; reações de síntese, composição ou adição e reações de análise ou decomposição Reações de simples troca ocorrem quando uma substância simples reage com uma substância composta para formar outra substância simples e outra composta. Este tipo de reação pode ser representado pela seguinte equação:
AB + C → AC + B
Estas reações são também conhecidas como reações de deslocamento ou reações de substituição. Um exemplo deste tipo de reação pode ser observado mergulhando-se um prego em uma solução de sulfato de cobre. A reação ocorre da seguinte maneira:
CuSO4aq+ Fe(s) → FeSO4aq+ Cu(s)
O ferro é mais eletropositivo que o cobre, portanto desloca o cobre do sulfato de cobre, tomando o seu lugar e formando sulfato de ferro. O cobre metálico formado deposita-se na superfície do prego. Quando o prego está totalmente recoberto de cobre, a reação diminui até parar. Reações de dupla troca ocorrem entre dois reagentes compostos originando dois produtos compostos, podem ser representadas pela equação:
AB + CD → AD + BC.
Dentro das reações de dupla troca há outros quatro tipos de reações: a neutralização, a precipitação, a formação de ácidos voláteis e a formação de compostos instáveis. Para que estas reações