Atps anhanguera gestão hospitalar
Gestão de Materiais e Equipamentos Hospitalares
23/4/2012
Sumário
Introdução 1
Gestão de Equipamentos Médico-hospitalares 1
Ferramentas 6
Conclusão 10
Bibliografia 10
Introdução
O aumento da complexidade dos recursos tecnológicos dos equipamentos utilizados nos serviço de saúde impõe o seu gerenciamento eficaz, principalmente, pela sofisticada combinação de diversos componentes e mecanismos que necessitam de controles, revisões e manutenções periódicas. O gerenciamento destes recursos tecnológicos desde a aquisição até o seu descarte, desempenha papel fundamental para a obtenção de radiografias com qualidade diagnóstica.
Toda e qualquer aquisição de equipamento deve ser planejada, evitando-se assim, a incorporação de tecnologias inadequadas, onde alguns modelos podem não ser as prioridades para um determinado serviço de radiodiagnóstico.
A freqüente escassez de recursos financeiros, obriga que sejam feitas escolhas tecnológicas prioritárias e racionais. O gerenciamento dos recursos tecnológicos, através da elaboração de um programa ou metodologia de gestão, torna-se uma atividade importante para os hospitais diante desta evolução tecnológica.
Gestão de Equipamentos Médico-hospitalares
A gestão de equipamentos médico-hospitalares (GEMH), como parte de um sistema de saúde e através do suporte da Engenharia Clínica, permite a todos os tipos de estabelecimento de assistência à saúde (EAS) administrar seus parques tecnológicos, em todas as suas etapas de vida, iniciando pela aquisição e finalizando na sua desativação e/ou substituição, e principalmente obtendo o máximo de sua capacidade operacional durante sua vida útil, com segurança, precisão e eficiência.
A GEMH, dentro dos princípios de gerenciamento da Engenharia Clínica (EC), possibilita identificar os recursos tecnológicos mais adequados para cada atividade médico-hospitalar, assim como otimizar a utilização dos equipamentos já existentes,